A melhor estratégia e os 4 passos para transformar “interesseiros” em clientes de fato.

O Método AIDA há muito tempo existe e é utilizado por muitos marketeiros. O método consiste em elaborar estratégias para chamar a atenção , gerar interesse, desejo e fazer o cliente tomar uma ação (comprar!).

Apesar de existir há algum tempo, a abordagem do marketing de como fazer este ciclo ocorrer está mudando drasticamente.. ou deverá mudar muito rapidamente para acompanhar a nova onda do que carinhosamente chamo de “marketing de interesseiros”.

O termo parece estranho, mas refletindo sobre ele …verificamos que o consumidor ficou literalmente “interesseiro”, como aquele amigo que só aparece quando interessa ou quando precisa.

Este novo consumidor está ávido por manifestar seus desejos, realizações nas redes sociais e consumir assuntos de seu interesse, a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas atenção ..ele está cada dia mais focado em alguns interesses, assuntos que impactam sua vida e seu dia a dia, e que podem ajudar a ele ou aos próximos.

Estes consumidores “interesseiros” ficaram também muito poderosos. Eles criam conteúdo publicando nas redes sociais, podem dar like ou dislike em publicações e tem um dos maiores poderes da internet : o de abrir e fechar a janela do browser a hora que quiserem! E é este poder, que para as marcas e anunciantes resulta em engajamento ou rejeição, em bons resultados ou resultados não satisfatórios de suas campanhas.

O consumidor hoje não quer ser perturbado, nem por telefone, nem pela internet com mensagens publicitárias vendedoras, não quer receber emails se não aceitou essa comunicação. A Era do Monólogo e da Imposição do conteúdo acabou há muito tempo, embora algumas empresas ainda não se deram conta.

E tudo porque os consumidores ficaram “interesseiros”, sim eles tem interesses e só se interessam por aquilo que querem, quando querem e na hora que lhes convém. Pois bem, o que isso significa para as empresas anunciantes de produtos e serviços?

Que chegou a hora de mudar e adotar estratégias de comunicação diferentes, que estejam mais conectadas com este novo perfil de consumo de conteúdo, que é muito mais frequente, pois ocorre a cada segundo!

A nova forma de comunicar deve ser mais sutil e buscar aplicar a metodologia AIDA de uma maneira diferente. Isto tem um nome e se chama marketing de conteúdo, uma poderosa estratégia para mudar a forma de executar o AIDA.

O primeiro passo é se conscientizar que é necessário atrair a atenção dos clientes baseados em seus interesses, buscando sempre associação destes interesses com o “core business” da empresa. Se os clientes sentirem que a empresa está focada em seus interesses, se aproximarão.

O segundo passo é transformar a atenção inicial e aprofundar o interesse, oferecendo conteúdo relevante. Os conteúdos mais relevantes tem uma linguagem própria, são originais e tem que ter credibilidade, veracidade.

O terceiro passo é dar detalhes que possam aguçar o desejo, despertar uma intenção real. Usar linguagem convincente, argumentos consistentes e os chamados “Proof of Points”.

O quarto e mais esperado passo! Fazer com que estes clientes apertem um botão “comprar”, peguem o “telefone” , tomem uma ação, mas tudo isso motivado por um conteúdo que não tem uma intenção de fato de vender algo, mas de motivar o cliente a se engajar com um conteúdo, apreciar uma marca, até mesmo conhecer um produto, mas não da forma “publicitária” que estávamos acostumados.

Por todas essas razões, o marketing de conteúdo é hoje uma ferramenta estratégica de posicionamento e geração de negócios para as empresas, que trabalha em conjunto com estratégias de disseminação deste conteúdo.

Quem dominar o marketing de conteúdo, a estratégia AIDA para executá-lo, vai ter um diferencial enorme em relação aos que somente acreditam que vender produtos é mandar um email com a oferta.

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo? E como executa-lo na sua empresa?

Anna Cristina Freitag Muratori é CEO da TAG Marketing Solutions, empresa de consultoria e gestão de marketing especializada em estratégias de marketing e implementação de ações para geração de negócios e que se apoia no marketing de conteúdo para gerar leads e resultados para clientes.

Anna Cristina Freitag Muratori
anna.muratori@tagmktsolutions.com.br
https://tagmktsolutions.com.br/contato/

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